A grande maioria dos adultos sexualmente activos têm ou já alguma vez tiveram a vontade de fazer sexo anal. Quem se quer iniciar, seja homem ou mulher, deve fazê-lo de forma lenta, pausada, muito carinhosa, de forma a que a mulher se sinta confortável. O homem deve parar de imediato caso a mulher o solicite. Nunca a mulher deve ser forçada a fazer sexo anal, falo apenas desse, porque é o assunto em discussão.

Depois de tomados os cuidados iniciais, os nervos que compõem o ânus, dilatam, tornam-se mais flexíveis, permitindo a entrada do pénis, deixando de causar dor e até pode dar prazer sexual. A partir daí o vai e vem tão próprio do acto sexual pode tornar-se um pouco mais rápido e intenso, o que vai originar gozo nos dois intervenientes.


No entanto, na era moderna, é costume de casais heterossexuais e homossexuais, utilizarem esse, para fins sexuais, introduzindo o pénis, dedos, vibradores, entre outros aparelhos e/ou objectos que podem ter efeitos de igual analogia.
Também deve ser usado um bom creme chamado: Creme dilatador do ânus. Adquire-se em qualquer sex- shopping. Por exemplo o "facilit 4x1"é muito bom segundo dizem os/as entendidas na matéria.
Depois do ânus bem oleado, os intervenientes podem optar pela posição de quatro. Existe quem diga que essa posição é a mais fácil a fim de permitir a introdução do pénis no ânus. Como se pode ver o vai e vem continua calmo e tranquilo a fim de não causar dor ou qualquer outro desconforto na mulher.

Numa primeira ou segunda vez isto NUNCA deve acontecer. Pelo semblante da mulher nota-se perfeitamente o incomodo que está a sentir. Está desconfortável com a relação o que a pode tornar "frígida" na questão anal num futuro relacionamento.
- Você que é homem qual a sua opinião sobre as imagens e sobre o que escrevi?
- Você que é mulher pensa como eu ou tem outra opinião?
.